COMO CRIAR UM BLOG OTIMIZADO PARA OS MECANISMOS DE BUSCA

–>


O assunto abordado neste artigo é de suma importância para quem pretende criar um Blog otimizado que tenha sucesso na internet, seja para ganhar dinheiro ou para apenas ter o seu trabalho divulgado, este conteúdo adéqua-se perfeita a Blogs também.
Caso não tenha um bom trabalho voltado para a otimização do seu conteúdo você somente irá conseguir visitas de amigos e parentes e sabemos que isso não gera o resultado esperado.
Sendo assim vou passar aqui os pontos principais para o seu material ser visto nos mecanismos de busca.


1 – CONTEÚDO DE QUALIDADE

Este é um assunto que deixa muitos blogs para trás porque exige trabalho e a grande maioria quando começa a procurar na internet formas de ganhar dinheiro fica decepcionada quando percebe que o fato de trabalhar em casa não quer dizer que não irá trabalhar, muito pelo contrário, trabalha-se muito mais, a não ser que não queira que o seu Site tenha acesso.

  • Faça pesquisas relacionadas ao assunto que aborda;
  • Crie conteúdo único;
  • Nunca copie um texto, os buscadores percebem e o site não será indexado;
  • Escreva o melhor possível, tenha um português no mínimo sem erros de ortografia;
  • Treine bastante, é a única forma de tornar-se bom no que faz.
2 – TENHA UM DOMÍNIO PRÓPRIO

Tudo bem se você está dando os primeiros passos no Blogger,Wordpress,Tumblr,Webnode, etc e ainda não tem um domínio próprio, mas isso é um fato de suma importância para conseguir que o seu site tenha uma melhor posição nos buscadores.

Para os buscadores e visitantes do site, caso existam, só o fato de ter um domínio próprio já indica que o seu interesse não é simplesmente criar um site porque ele é gratuito, isso porque a maioria é criado e após alguns dias deixado para trás, sem conteúdo e/ou atualizações.

3 – NUNCA COPIE CONTEÚDO DE OUTROS SITES.

A internet está repleta de informações para ser usada e é impossível todos os dias milhões de Webmasters e Blogueiros criarem algo totalmente novo, justamente por isso que ao criar um artigo e colher informações, cite a fonte, isso dará mais credibilidade ao seu artigo e à você.
É uma situação muito chata quando você percebe que o artigo lido já existe em outro local, isso faz com que nunca mais volte ao site e muitas vezes de um recado nas redes sociais para não acessarem o site x,y,z porque é plágio.

Resumindo, crie algo novo, escrever é um grande prazer.

4 – QUANTO MAIS AMIGÁVEL MELHOR.

Crie conteúdo amigável, não existe nada pior do que ler artigos mal escritos em um site com um layout de mal gosto com milhões de Banner´s piscando, tenha bom senso.

O Google lê o seu site para indexá-lo e para isso ele precisa do caminho livre, ou seja, o conteúdo deve estar limpo, veja o que você deve evitar.
  • Site com senha, repense isso porque já é um fato que impede o Google de acessa-lo e consequentemente indexá-lo;
  • Sites em Flash são muito bonitos mas também impede a indexação
  • Fotos e Gifs animados, ao contrário do que a maioria pensa o Google não indexa textos contidos em imagens;
  • Utilize HTML em links e textos, o Google utiliza-o para “varrer” o conteúdo.

5 – CRIE TÍTULOS OTIMIZADOS

O título do site é a porta de entrada para atrair visitantes, um bom título muitas vezes é o que faz a quantidade de acessos triplicar, não confunda título do site com título do artigo, que também é importante, o título do site é aquele que aparece na parte superior do navegador.

O título do site é o que o visitante primeiro visualiza ao procurar o assunto pretendido nos mecanismos de busca, seguido de uma breve descrição.



Acredito que você já tenha percebido, mas o título deve conter palavras atrativas para fazer com que o visitante clique e acesse o conteúdo e conforme já informei o conteúdo deve ser interessante e bem escrito, caso contrário o visitante irá clicar no título do site, mas nunca mais irá voltar se ele possuir textos e imagens de mal gosto.
Insira as palavras mais importantes no início do título porque o Google lê estas primeiros para indexação, utilize de 5 a 10 palavras e crie títulos únicos para serem indexados de modo que não sejam tirados da lista por duplicidade.


6 – CUIDE BEM DE SEUS LINK´S INTERNOS.

Uma forma de otimizar de forma consistente os seus artigos é inserindo links internos que indiquem assuntos relacionados dentro de seu site, principalmente se este conteúdo não estiver aparente, isso ajuda os buscadores a otimizar o seu conteúdo de forma natural, mas evite muitos links para não perder credibilidade ao Google porque o valor dado ao link interno não quer dizer que eles devem ser usados de forma abusiva.


Crie links que representem o conteúdo que será acessado, por exemplo, em meu Blog eu posso criar links com os seguintes textos:
  • Como Ganhar dinheiro com Blogs;
  • Melhores Programas Afiliados;
  • Aprenda a Otimizar o seu Blog;
  • Ganhe Dinheiro escrevendo Artigos;
  • Como Ganhar Dinheiro com a Imagem e Folheados;
  • Etc…
Isso funciona muito mais do que links com frases como “Clique Aqui”,”Acesse o Conteúdo”,”Acesse”,etc.

7 – PALAVRAS CHAVE

A utilização das palavras chave ideais pode alterar, e muito, o resultado nos buscadores, por exemplo, utilizar “Blog sobre Otimização” é diferente de “Otimização em Blog” que consequentemente é diferente de “Blog e Otimização”, ou seja uma pequena alteração colocando um ‘S’ pode fazer com que o seu site apareça ou não nos buscadores.

Uma ferramenta que o Google disponibiliza e que ajuda muito nessa escolha é o 
Google Insights for Search que ajuda na hora da escolha entre palavras chave fazendo uma comparação entre as mesmas.
Quer saber muito mais, então acesse o conteúdo grátis do e-book “DIVULGAÇÃO DE SITES NOS MECANISMOS DE BUSCA” de Celso Lemos do Criar Sites, lá você irá encontrar estas e muitas outras dicas de otimização.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *