Marketing Digital e o Cliente do Século XXI

A palavra chave Marketing Digital tem crescimento de buscas quase que diário,  basta acessar o Google Trends e fazer uma análise pessoal, isso mostra o que já era previsto, afinal o bom e velho Marketing continua o mesmo, mas a principal mudança é que atualmente existem outras maneiras de chegar até o cliente que por sinal mudou e está muito mais seletivo.

 

Até o início da década de 90 vendia mais quem tinha capital para investir nas grandes mídias e os comerciais no intervalo da novelas da 21:00 eram intermináveis o público tinha que aceitar as informações enviadas pela tv, outdoors, rádios e vendia mais quem tinha mais capital para investir, quem assistiu Roque Santeiro deve lembrar dos comerciais intermináveis.

Marketing Digital e o Novo Comportamento do Consumidor

marketing digital e o cliente do século XXI

O Novo Comportamento Do Consumidor

 

As empresas sentem saudade do tempo em que ditavam as regras sobre o que as pessoas deviam consumir, bastava investir em propagandas e pronto, as vendas aconteciam.
Tudo mudou, hoje com um Smartphone na mão o consumidor escolhe a informação que deseja, basta curtir uma Fanpage que trata do assunto que mais gosta, acompanhar o Twitter, preencher o formulário de um blog para receber os artigos atualizados, baixar um e-book, assinar um canal do Youtube , enfim, a internet trouxe o que o consumidor não tinha ou tinha muito pouco que é a oportunidade de dar a sua opinião sobre os produtos que consome interagindo com a empresa.
 
A grande sacada em tudo isso é que o empresário deve atentar para o público que no final das contas é quem vai comprar o seu produto ou serviço, o seu “nicho de mercado ideal”. Grupos no Facebook e sites como o Reclame Aqui tem milhares de reclamações sobre as empresas e também elogios quando as empresas reconhecem o erro e retratam-se.
 
Esse novo comportamento do consumidor leva as empresas para o ambiente online e cada vez mais elas estão percebendo que é melhor atingir o público específico do seu produto do que as grandes massas, afinal é melhor investir pouco para atingir 10.000 pessoas e vender para 5.000 (50%) do que investir valores absurdos em comerciais de tv para atingir 1.000.000 e vender para 10.000 (1%).

Marketing Digital e a “Hiperconectividade”

Eu estava conversando com um amigo e ele comentou que está preocupado com seu filho porque só fica com o celular ou no computador, disse que quer levá-lo ao psicólogo.
 
Na verdade o problema não está no filho e sim com o pai que está com medo da situação simplesmente porque não percebe o que está acontecendo, hoje a maneira que as pessoas comunicam-se mudou e pra quem trás o velho conceito do século XX acha que comunicação só serve quando é pessoal, olho no olho.
 
Sinto em dizer ao meu amigo que seu filho não se comunica com ele, talvez por diferenças de idade ou paradigmas, mas comunica-se com milhões de pessoas, inclusive com seus amigos que depois vai encontrar em uma balada ou na escola.
 
Isso acontece também com quem está em busca de informações sobre um determinado produto ou serviço, primeiro buscam na internet as informações e depois vão a loja física comprar. Entende agora porque você precisa colocar a sua empresa na internet?
 
Nesta procura o possível cliente vai analisar as lojas próximas a sua residência, verificar os preços, comentários de outros clientes e qualquer informação que apareça na busca, lembre-se que a sua empresa pode não estar na internet, mas algum cliente insatisfeito pode comentar sobre ela, tome muito cuidado e antecipe-se.
 

Marketing Digital e a Ética do Consumidor

etica consumidor

Ética Do Consumidor

Não espere que o consumidor do século XXI vái simplesmente ouvir o que você tem a dizer, levantar do sofá e sair para comprar o seu produto, este era o consumidor do século XX, hoje ele vai analisar o que outras pessoas tem a dizer e ai sim chegar a uma conclusão se vai ou não vai até o seu estabelecimento.
 
Você deve estar sempre conectado e acompanhando o que estão falando da sua empresa, na verdade este é o ponto mais importante e melhor do que qualquer pesquisa para descobrir o que você deve fazer para vender mais ou continuar vendendo.
 
Hoje o consumidor está atento a tudo e não é você que vai decidir o que é melhor para ele, na verdade você vai perguntar para ele através das redes sociais, solicitando que comente no blog e pesquisas no site ou enviadas através de ações de e-mail marketing.
 
A propagação de pontos negativos é muito maior do que os positivos, esteja atento(a)!

Marketing Digital – Não procure, seja encontrado!

Perceba que o Marketing usado na internet é o mesmo que sempre existiu, mas as pessoas mudaram, elas não querem mais ser incomodadas na porta de suas casas, o modo de relacionar-se com o cliente mudou, ele quer pesquisar e ir até o estabelecimento comprar um produto ou pagar por um serviço, a função do vendedor mudou para “facilitador” , ele ajuda o cliente a comprar.
 
Percebe porque você precisa estar presente na internet?
 
A sua empresa deve ter um blog ligado as redes sociais (de preferencia todas) e ficar atento a tudo o que acontece, antecipe as ações do seu cliente, antes que ele pesquise você e apresente o que ele quer, fazendo isso você vai estar a frente da grande maioria que ainda trabalha com ferramentas do século passado.
 

Conclusão sobre Marketing Digital e o Cliente do Século XXI

 
Para ter sucesso com Marketing Digital ou qualquer outro negócio entenda que você não faz um produto ou presta um serviço que vende, você vende o que o cliente quer comprar, por isso antes de começar, pesquise qual é o seu público e quais os seus desejos.
Bons negócios!

Ricardo Sierban

Ricardo Sierban é formado em Processamento De Dados, trabalha com moedas virtuais desde 2015, amante do Marketing e assuntos que promovam o crescimento pessoal e profissional.

Website: http://blog-marketisite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *